sábado, 20 de agosto de 2011

REZAR EM FAMÍLIA É TRANSFORMAR O MUNDO

Recuperar o sentido espiritual da vida e da família é hoje uma prioridade imperativa.
A família está a ser, de facto, bombardeada por todo o tipo de influências negativas e desagregadoras numa sociedade permissiva. Está ameaçada na sua existência institucional, com consequências que constatamos e vivemos todos os dias em nossas próprias famílias, nas escolas e nas cidades.
“Rezar em família”, porém, é recuperar a prática sadia das famílias cristãs, que vivem e transmitem valores e ideais aos próprios filhos, que fundamentam e fortificam mais os alicerces da sociedade e da civilização.
 Isso implica constância, fidelidade e audácia para ir contra a corrente e para impedir que os tecidos da sociedade sejam afectados pelos não-valores, pelas ideologias do relativismo e pela permissividade.
Defendendo e promovendo a família, como instituição, como célula básica da sociedade, como o lugar da primeira e indispensável educação para todos os âmbitos (cultural, social e espiritual), como o lugar primário e privilegiado das relações humanas, somos construtores da sociedade, somos os verdadeiros artífices duma sociedade com valores e com futuro.
Neste sentido, quando uma família reza transforma o mundo. Quando uma família reza, quando uma família se reúne para se dirigir a Deus em oração, é certo que o mundo se transforma, que algo vai mudar nos corações dos membros da família multiplicando-se na vida e nas relações da família humana.
O Papa João Paulo II na sua Exortação Apostólica sobre a família, com o titulo “Familiaris Consortio”, apresenta uma esplêndida definição da família, que resume todas as experiências humanas, toda a grandeza da instituição e toda a força da “célula primária e vital da sociedade”. Ele afirma: “A família é o Santuário doméstico da Igreja. Em tal sentido, a família cristã é chamada a santificar-se e a santificar a comunidade cristã e o mundo” (n. 55).
Nesta mesma linha o Papa João Paulo II continua:
“O FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”
.
Renovemos, pois, os nossos compromissos na edificação da família cristã!
Olhemos para a Família de Nazaré, como modelo de santuário doméstico, aonde se viveu a mais elevada experiência familiar.

Fonte: Secretariado Diocesano
da Pastoral Familiar

Diocese de Coimbra

http://diocesedecoimbra.pt/sdpfamiliar/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário