terça-feira, 23 de agosto de 2011

Adaptação da oração de São Francisco pela paz

Faz de mim um instrumento do verdadeiro diálogo.
Onde houver diversidade, que eu não contribua a alimentar as diferenças.
Onde houver exclusão, que eu trabalhe para a unidade do gênero humano.

Onde houver individualismo, que eu reanime a solidariedade.
Onde houver julgamentos, que eu suscite respeito e acolhimento.
Onde houver racismo, que eu destrua as barreiras.

Onde houver fundamentalismo, que eu favoreça um mútuo enriquecimento.
Onde houver tendências globalizantes que eu tenha um pensamento multicolor.
Onde houver intolerância que eu valorize a diversidade.

Onde houver guerra interétnica que eu promova a fraternidade universal.
Onde houver barreiras, que eu estenda a mão aos mais distantes.
Onde houver rejeição e ameaça dos povos,
que eu harmonize a universalidade e a particularidade.

Que eu não busque tanto de ser acolhido, quanto de acolher; de ser valorizado, quanto de valorizar.
Que eu conserve o espírito livre sem romper a comunhão,
Porque é aceitando a diferença que se encontra a si mesmo;
É acolhendo o outro que se acolhe Deus, o todo Outro.



Godelieve Mastaki
Adaptação da oração de São Francisco pela paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário