quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Anunciar o Evangelho é a primeira missão da Igreja


O Santo Padre Bento XVI saudou da janela do seu escritório no Palácio Apostólico Vaticano os fiéis e peregrinos na Praça São Pedro:
Queridos irmãos e irmãs,

Este primeiro domingo de outubro nos oferece motivos de oração e reflexão: a memória da Beata Virgem Maria do Rosário, que acontece exatamente hoje, e o compromisso missionário, cujo mês é dedicado de modo especial. A imagem tradicional de Nossa Senhora do Rosário representa Maria que, com um braço sustenta Jesus Menino e com o outro apóia a coroa de Domingos. Esta significativa iconografia mostra que o Rosário é um meio doado pela Virgem para contemplar Jesus e, meditando sua vida, amá-lo e segui-lo sempre mais fielmente.

É a entrega que Nossa Senhora deixou também em diversas aparições. Penso, especialmente, àquela de Fátima que aconteceu há 90 anos. Aos 3 pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, apresentando-se como "Nossa Senhora do Rosário", recomendou com insistência que recitassem o rosário todos os dias, para obter o fim da guerra. Nós também queremos acolher o pedido materno da Virgem, comprometendo-nos a recitar com fé o Rosário pela paz nas famílias, nas nações e no mundo inteiro.

Saibamos, todavia, que a verdadeira paz se difunde lá onde os homens e as instituições se abrem ao Evangelho. O mês de outubro nos ajuda a recordar esta fundamental verdade mediante uma especial animação que tende a manter vivo o ardor missionário em cada comunidade e sustentar o trabalho de muitos – sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos – que operam nas fronteiras da missão da Igreja.

Com especial cuidado nos preparemos para celebrar, no próximo dia 21 de outubro, a jornada Missionária Mundial, que terá como tema: "Todas as Igrejas para todo o mundo".

O anúncio do Evangelho continua sendo o primeiro serviço que a Igreja deve à humanidade, para oferecer a salvação de Cristo ao homem do nosso tempo, em tantas formas humilhado e oprimido, e para orientar no sentido cristão as transformações culturais, socais e éticas que estão em ato no mundo.

Este ano, um motivo a mais nos impele a um renovado compromisso missionário: os 50 anos da Encíclica Fidei Donum do Servo de Deus Pio XII, que promoveu e encorajou a cooperação entre as Igrejas para a missão ad gentes.

Gostaria de lembrar também que há 150 anos partiram para a África, precisamente para o atual Sudão, cinco padres e um leigo do Instituto de Padre Mazza de Verona. Entre eles estava São Daniel Comboni, futuro Bispo da África central e patrono daquelas populações, cuja memória litúrgica acontece no próximo dia 10 de outubro.

À intercessão deste pioneiro do Evangelho e dos numerosos outros Santos e Beatos missionários, particularmente à materna proteção da Rainha do Santo Rosário confiamos todos missionários e missionárias. Nos ajude Maria a recordar-nos que cada cristão é chamado a ser anunciador do Evangelho com a palavra e com a vida.

_________________________________
Tradução:
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário