quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como Rezar o Rosário?

O terço que consiste em 50 ave-marias intercaladas por 10 pai-nossos se mantém desde o pontificado do Papa Pio V (1566-1572), que deu a forma definitiva ao terço que conhecemos hoje (O Papa era religioso da Ordem de São Domingos). Quanto às meditações, ressaltamos, porém, que até o ano de 2002, cada Rosário, que era composto de três terços (150 ave-marias) passou a ser composto de quatro terços (portanto, 200 ave-marias no total). Foi quando o Papa João Paulo II inseriu aos mistérios existentes ( gozosos, dolorosos e gloriosos), os mistérios “luminosos” que retratam a vida pública de Jesus.
O Papa João Paulo II, devototíssimo de Nossa Senhora e talvez um dos maiores Papas marianos da história, inaugurou uma nova era de devoção a Maria, dando especial atenção à forma física e contemplativa do Rosário ao inserir a meditação desta importante fase da vida de Jesus, ou seja, a contemplação dos mistérios luminosos.
A devoção ao Santo Rosário sempre foi renovada e enaltecida Romanos Pontífices, como vemos na vida dos Papas e na história da Igreja. Grande tesouro de fé, em síntese, guarda assim as meditações dos mistérios.




COMO REZAR O ROSÁRIO

         Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal. (confessa-se freqüentemente, receber a Eucaristia)

1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.

2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.

3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.

4. Recitar um Glória ao Pai, antes da seguinte conta grande.

5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.

6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.

7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima. (Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno e levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.)

8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.

9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.

Para bem Rezar

        Para que nossa oração seja de melhor agrado e de maior peso diante de Deus, se faz necessário que nos coloquemos em em locais e horários que facilite a concentração e a atenção, de modo que possamos visualizar em nossa mente, meditar profundamente em cada cena anunciada em cada mistério, como se estivéssemos presentes, vendo, ouvindo, sentindo tudo em volta do local do acontecimento, caminhar junto com Jesus e Sua Mãe.

        Se faz necessário trazer a cena presente, viva, real no pensamento como se estivesse acontecendo no exato momento em que estamos rezando o mistério do Rosário. Assim com a mente pensamos, com o coração sentimos as alegrias, as dores, os mau tratos, como se fosse em nós mesmos, sentindo a dor, a tristeza o abandono, coloca-se no lugar, e com a boca e a voz conversamos dizendo a oração, como se quiséssemos ajudar, consolar, agradecer, pedir ajuda ao Filho e a Mãe. Devemos imitar o MESTRE, pois o verdadeiro discípulo imita o Mestre. Lendo as passagens bíblicas conhecemos a realidade acontecida.

        Por isso o Santo padre Pio, chorava celebrando a Santa Missa, pois ele subia o Calvário com Jesus em cada celebração; como ainda hoje acontece em cada Celebração da Santa Missa.

            Sinal da Santa Cruz


            Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos.
            Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

            Pedindo o auxílio de DEUS para rezar.

            Abri Senhor os meus Lábios para que eu louve o Vosso Santo Nome, purificai também o meu coração de todos os vãos perversos ou inúteis pensamentos, iluminai-me o meu entendimento, inflamai-me a vontade para que digna, atenta e devotamente recite este ofício, e mereça ser atendido perante Vossa Divina Majestade

            Credo


            Creio em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, JESUS CRISTO, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E se encarnou pelo ESPÍRITO SANTO, no seio da Virgem MARIA e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do PAI. De novo há de vir em Sua Glória, para julgar os vivos e os mortos; e o Seu Reino não terá fim. Creio no ESPÍRITO SANTO, Senhor que dá a vida, e procede do PAI. Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ELE que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Amém.

            Pai Nosso


            Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como é no céu. O pão nosso de cada dia, nos dai hoje, perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.

            Ave Maria


            Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, e nossa Mãe, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

            Glória ao Pai


            Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre por todos os séculos dos séculos. Amém.

            Ó Meu Jesus


         Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem.

            Salve Rainha


         Salve, Rainha, Mãe e de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve! A Vós lhe bradamos os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.


V
. Rogai por nós, Santa Mãe e de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.



OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO




         A reza de cada dez Ave-Marias está acompanhada pela meditação do mistério respectivo.

            Mistérios Gozosos



                      Segundas e Sabados

Primeiro Mistério Gozoso: A Anunciação do Anjo Gabriel à Maria. (São Lucas 1:28)
Segundo Mistério Gozoso: A Visita de Maria à sua prima Isabel. (São Lucas 1:41,42)
Terceiro Mistério Gozoso: O Nascimento de Jesus (São Lucas 2:7)
Quarto Mistério Gozoso: A Apresentação do Menino Jesus no templo (São Lucas 2:22-23)
Quinto Mistério Gozoso: O Encontro de Jesus no templo (São Lucas 2:46)


           

             Mistérios Luminosos 

                                    
                                                                      Quintas

Primeiro Mistério Luminoso: Batismo de Jesus no Jordão;
Segundo Mistério Luminoso: Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná; 
Terceiro Mistério Luminoso: Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão;
Quarto Mistério Luminoso: Transfiguração de Jesus;
Quinto Mistério Luminoso:
Instituição da Eucaristia.

 



            Mistérios Dolorosos



                           Terças e Sextas

Primeiro Mistério Doloroso: A Oração de Jesus no Horto (São Lucas 22:43-44)
Segundo Mistério Doloroso: A Flagelação de Jesus Cristo (São João 19:1)
Terceiro Mistério Doloroso: A Coroação de Espinhos (São Mateus 27:28-29)
Quarto Mistério Doloroso: Jesus Cristo leva a Cruz (São João19:17)
Quinto Mistério Doloroso: A Crucificação e Morte de N.S.J.C. (São Lucas 23:46)



            Mistérios Gloriosos



                       Quartas e Domingos

Primeiro Mistério Glorioso: A Ressurreição de N.S.J.C, (São Marcos 16:6)
Segundo Mistério Glorioso: A Ascensão de Jesus Cristo ao Céu. (São Marcos 16:19)
Terceiro Mistério Glorioso: A Vinda do Divino Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2:4)
Quarto Mistério Glorioso: A Assunção da Virgem Maria (Judite 15:10-11)
Quinto Mistério Glorioso: A Coroação de Maria Santíssima (Apocalipse 12:1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário