sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA (parte 2)


Como a transmissão oral acontecia em santuários diversos, este fato ensejou a existência de pequenas diferenças na catequese do norte e na do sul, decorrendo daí duas tradições: a Javista - Deus era tratado sempre por Javé e Eloista, porque Deus era tratado como Elohim. A tradição oral perdurou até os tempos de Davi, quando foram redigidos os textos da tradição javista; meio século depois, apareceram os escritos eloista. Por volta de 721 a.C., na época, da divisão dos reinos, muitos sacerdotes do norte fugiram para o sul , e a partir de então, as duas tradições foram compiladas num só escrito. Além, destas tradições, há ainda a Deuteronomista, encontrada casualmente em 622 a. C. por pedreiros, que trabalhavam num templo, e, também a Sacerdotal, nova compilação das catequeses antigas de Israel, datada do século VI a.C. Ao final as quatro tradições combinadas entre si compuseram o Pentateuco da Bíblia atual. Mas, a partir de Josué, a tradição continuou oral, para ser escrita somente por volta de 550 a.C. A princípio, os escritos do Novo Testamenescritosto não foram elaborados com a finalidade de serem acrescentados à Bíblia. No tempo de Cristo e dos Apóstolos, o livro sagrado era apenas o Antigo Testamento. As pregações do próprio Jesus Cristo basearam-se nos textos vétero-testamentários. Após a morte de Cristo, a pregação dos Apóstolos formou uma nova tradição. Mas, diante do grande número de comunidades que se formaram a partir do anúncio da Boa Nova, e com a aceitação de estrangeiros nestas e nas novas comunidades, a mensagem precisou ser escrita, traduzida e adaptada. A palavra de Jesus Cristo só começou a ser escrita há aproximadamente 40 anos após a sua morte. O primeiro evangelho a ser escrito, o de São Marcos, data dos anos 60 ou 70 d.C.; os de São Lucas e São Mateus, são de 70 ou 80; já o Evangelho de São João só foi escrito em torno do ano 100 d.C.
As cartas do apóstolo Paulo eram Cartas Abertas endereçadas a uma determinada comunidade, e deviam ser lidas em público; há menção a esse respeito na Primeira Carta aos Tessalonicenses (I Tes 5,27). Já as Epistolas Católicas (universais), são chamadas assim por se destinarem à Igreja em geral, e não a uma comunidade específica, como as Cartas Paulinas. O livro dos Atos dos Apóstolos pode ser considerado a continuação do terceiro Evangelho, pois também foi escrito por Lucas. E o Apocalipse de São .João, livro com estilo próprio, foi o último a ser acrescentado. No século IV (no ano 325 d. C), a Igreja se reuniu em Concilio na cidade de Nicéia, o qual, dentre outros, tinha o condão de estabelecer o “cânon”, ou a lista de livros sagrados considerados autênticos. Neste Concilio, os livros foram estudados, estabelecendo-se então a ordem ainda hoje conservada. Embora, houvesse muitos livros que os judeus não aceitavam, os Santos Padres da Igreja ponderaram os prós e contras e definiram a lista que foi aprovada.
(Texto dividido em três partes para melhor compreensão)

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