sábado, 19 de fevereiro de 2011

19 de Fevereiro - São Flaviano

São Flaviano
O Santo de hoje foi declarado mártir pela ortodoxia da fé, ou seja São Flaviano foi fiel a Verdade até a morte. Pertencente ao clero de Constantinopla Flaviano foi eleito patriarca de Constantinopla, e neste posto de serviço teve que enfrentar no século V duros conflitos políticos - religiosos.
São Flaviano era nobre, virtuoso e muito sábio, por isso tendo que enviar um presente simbólico de patriarca para o imperador ele mandou um pão bento na Missa Solene, isto como sinal de paz e concórdia. O primeiro ministro devolveu, pois só aceitaria se fosse um vaso de ouro; a resposta do Santo foi lembrar que : "Os vasos de ouro são de Deus e dos pobres, seus representantes".
Estes acontecimentos irritaram o Imperador e o ministro, juntamente estavam também o monge Eutíquio e seus discípulos na heresia que Cristo era uma só pessoa, porém com uma natureza divina que consumiu a natureza humana. São Flaviano que protegia a verdade que Cristo era uma só pessoa com duas naturezas, a divina e a humana, não deixou de combater e condenar mais uma mentira que atacava a Sã Doutrina.
Descontente o religioso Eutíquio com base num falso concílio, somado com o ódio e poder do Imperador e do Ministro, conseguiram - sem a aprovação do Papa - mandarem prender o Santo bispo, submetê-lo a torturas e ao desterro. São Flaviano entrou no céu, por não agüentar os maus tratos dos inimigos da Verdade, que Jesus Cristo é uma Pessoa Divina que assumiu verdadeiramente a natureza humana em sua Encarnação.


São Flaviano...rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário