segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Inicia-se mais um novo Ano Litúrgico

O Ano Litúrgico foi criado para que possamos acompanhar toda a vida de Jesus em ordem cronológica através das leituras bíblicas. Ele segue o anúncio do Messias, sua encarnação, seu ministério, morte e ressurreição enquanto nos conduz ao encontro da Parusia, ou seja, do Cristo Rei do Universo que retornará em sua glória para julgar os vivos e os mortos.

O significado das letras A, B e C é o seguinte:O rito romano possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, nos domingos e nas solenidades. A cada ano, há uma seqüência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C.
- No ano “A” fazem-se as leituras do Evangelho de São Mateus;
-No ano “B”, as de São Marcos e
-No ano “C”, as de São Lucas.

Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.

Para se descobrir o ano em que estamos deve-se fazer o seguinte cálculo:Basta somar os algarismos do ano. O ano em que a soma dos algarismos for um número múltiplo de 3 é do ciclo C.

Exemplo: 2010 => 2+0+1+0 = 3. Três é múltiplo de três, então 2010 foi ano C. Assim, 2011 foi do ciclo A e 2012, foi do ciclo B. 2013 => 2+0+1+3 = 6 , múltiplo de 3. Viu, não tem erro! Estamos no ano C.

Mas atenção!!
O ano litúrgico inicia-se no primeiro domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e se encerra com a solenidade de Cristo Rei do Universo. É bom ficar atento, pois o Advento no mês de dezembro de 2012 já é ano litúrgico "C" e será "C" até o final de novembro de 2013 quando, no primeiro domingo do advento, se iniciará o ano "A". Não confunda isso. Pois o ano litúrgico não coincide com o ano civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário