quarta-feira, 27 de junho de 2012

27 de Junho - São Cirilo de Alexandria, Bispo e Doutor da Igreja

Por volta do ano de 430, Nestório, bispo de Constantinopla, com o pretexto de abolir certas crenças supersticiosas introduzidas entre o povo, pôs-se a ensinar que a Santa Virgem não era e não devia ser chamada mãe de Deus. Para reforçar a nova doutrina, tentou, de início, persuadir os magistrados pelos artifícios, e conquistar, pelas liberalidades, os cortesãos mais favorecidos.

Em seguida, espalhou clandestinamente nas províncias e nos mosteiros diversos escritos nos quais insinuava os sentimentos heréticos sob o véu da piedade e do zelo pela glória de Deus. Finalmente, fez subir ao trono um bispo a quem havia seduzido, e que proferiu publicamente ser impiedade dizer que a Santa Virgem era mãe de Deus. Diante de tais palavras, ergue-se todo o povo, dando gritos de horror e abandonando a Igreja. A cidade de Constantinopla alarma-se com a narração de semelhante blasfêmia. Os velhos solitários, que havia uns quarenta anos, não tinham posto o pé fora do claustro, saíram dos retiros para confessar publicamente a fé recebida dos pais e sustentar, à causa da própria vida, a honra da maternidade divina da Santíssima Virgem. Vários, com efeito, foram maltratados, batidos, atirados à prisão pelos homens que o heresiarca havia conquistado. Como se julgavam felizes por sofrer em prol de Jesus e de sua Santa Mãe!

Finalmente, tendo-se alastrado a notícia da impiedade por toda parte da terra, os bispos de todas as partes do mundo cristão, sob as ordens do papa São Celestino e sob a presidência de São Cirilo de Alexandria, que substituía o chefe da Igreja, reuniram-se em Éfeso, na mesma igreja que trazia o nome Maria. Durante o tempo da primeira sessão, que durou desde a manhã até à tarde, o povo de Éfeso, interrompendo as habituais ocupações, esquecendo-se até de beber e comer, manteve-se constantemente às portas da igreja em que se reuniam os bispos, à espera da sentença que seria proferida. De repente, de tarde, abrem-se as portas da igreja, São Cirilo comparece à testa de duzentos bispos, e anuncia ao povo a condenação do ímpio Nestório. Imediatamente enchem os ares, gritos de júbilo. O inimigo da Virgem está aniquilado, grita-se por todos os lados. Viva a grande, augusta e gloriosa mãe de Deus! Não se sabia como testemunhar o júbilo aos bispos do concílio; eram acompanhados pelas ruas com archotes; queimavam-se perfumes à passagem deles; acendiam-se fogueiras em toda a cidade. Parecia que uma nova vida fora dada aquele povo, de tal modo ficara afligido pela injúria feita por Nestório a Maria. Nas demais cidades o mesmo se verificou. Os fiéis uniam-se aos sacerdotes e aos solitários para cantarem em procissão cantos de ação de graças.

Ó Maria, uno-me a todos esses piedosos fiéis para rejubilar-me com o vosso triunfo. Sim, sois verdadeiramente mãe de Deus. Aquele que destes ao mundo une verdadeiramente a natureza divina e natureza humana numa única e mesma pessoa; é verdadeiramente Deus e homem, Filho de Deus e vosso Filho. Seja-me dado aumentar ainda a vossa glória!

São Cirilo, que teve a ventura de contribuir para o triunfo da Santa Virgem, foi eleito bispo de Alexandria em 412. Quando Nestório começou a disseminar o veneno da sua heresia, Cirilo escreveu-lhe com o intuito de fazê-lo voltar à doçura. Vendo-o obstinado, denunciou-o ao papa São Celestino, que proferiu a sentença, e o incumbiu da execução. São Cirilo empregou o resto de sua vida em restabelecer e cimentar a paz perturbada pela heresia durante vários anos. Morreu em 28 de junho de 444, deixando numerosos escritos, que fizeram incluir entre os doutores da Igreja. Vê-se, entre outras coisas, a sua devoção para com a Santa Virgem. Exclama:

“Eu vos saúdo, Maria, mãe de Deus, tesouro venerável de todo o universo, farol que se não extingue, brilhante coroa da virgindade, cetro da boa doutrina...Eu vos saúdo, vós que, no vosso seio virginal, contivestes aquele que é imenso e incompreensível; vós por quem a Santa Trindade é glorificada e adorada; vós por quem a cruz preciosa do Salvador é exaltada por toda a terra; vós por quem o céu triunfa, os anjos se rejubilam, os demônios fogem, o tentador é vencido, a criatura culpada se eleva ao céu, o conhecimento da verdade se estabelece sobre as ruínas da idolatria; vós por quem os fiéis obtêm o batismo, e são ungidos com o óleo da alegria; vós, por quem todas as igrejas do mundo foram fundadas, e as nações conduzidas à penitência; vos, enfim, por quem o Filho único de Deus, que é a luz do mundo, iluminou aqueles que se achavam sentados nas sombras da morte!...Haverá homem que possa louvar dignamente a incomparável Maria?”

Fonte: Pe. Rohrbacher, Vida dos Santos, Tomo II. em www.voltaparacasa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário