segunda-feira, 14 de março de 2011

XV Assembléia Paroquial de Pastoral

Aconteceu nos dias 12 e 13 no CEFEMI a XV Assembléia Paroquial de Pastoral com o seguinte tema: “Para Avançar é preciso avaliar”. Como o próprio tema já indica, a assembléia teve o intuito de fazer um checap de toda á paróquia, analisando primeiro o que aconteceu ou deixou de acontecer no ano de 2010, para assim retirar experiências dos próprios erros e acertos, afim de traçar um planejamento pastoral para 2011.
A assembléia contou com a acessória do padre Eduardo da Paróquia de N. Senhora do Livramento de José de Freitas, que teve inicio no sábado dia 12 as 8:00hs da manhã com uma oração que louvava e agradecia a Deus por todas as assembléias passadas. Durante a assembléia os participantes foram divididos em grupos para melhor discutirem e apresentarem as suas idéias e contravenções.

Durante todas as apresentações e falas foi muito citada a preocupação para com os "afastados" da igreja, são muitos os católicos de nome, mas são poucos os que participam frequentemente. Surgiu então a pergunta: O que fazer para que estes "afastados" voltem para a igreja?

Ao final de todas as colocações, compartilhamento de experiências, discurções, era preciso enxugar todas as idéias e definir quais eram os pontos que devemos focar durante o ano de 2011. Entre as atividades planejadas para o ano ficam as mais importantes: A motivação para participação mais frequente através de louvores com a RCC nas comunidades de toda paróquia; a implantação do terço dos homens; e a formação missionária.

A assembléia também foi um momento para que os lideres e participantes das comunidades distantes se conhecessem e compartilhassem as suas experiências de ser igreja.

Ao chegar o encerramento da assembléia no domingo dia 13 com a missa e apos o almoço fica  o propósito de se cumprir todo o planejamento proposto pela própria comunidade, afim de contribuir com o fortalecimento de toda a igreja paroquial e a evangelização e anuncio da boa nova de Cristo Jesus que é o centro de toda nossa fé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário