segunda-feira, 21 de maio de 2012

Jovens recebem sacramento da crisma


Neste Domingo 20 de maio, Ascensão do Senhor, foi celebrada na Matriz de São José o sacramento da confirmação (crisma). Vinte e oito jovens receberam este sacramento por imposição das mãos de Dom Eduardo Zielski bispo desta Igreja.
Crisma ou Confirmação é o sacramento que confirma e complementa o Batismo, que confere a efusão do Espírito Santo ao que já é batizado. Os apóstolos ministraram esse sacramento desde os primórdios da Igreja. Todos os batizados devem participar da plenitude das graças do Espírito Santo com que Jesus presenteou a sua Igreja na festa de Pentecostes. Para isso, Jesus instituiu o Sacramento da Crisma ou Confirmação. Os textos bíblicos mostram isso: “Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”. (At 8,14-17)
A crisma é o sacramento que nos fortifica pela virtude e pelos dons do Espírito Santo, imprimindo-nos na alma o caráter de soldado de Cristo, preparando para as lutas da vida. Os dons do Espírito Santo são estes: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. A Confirmação nos faz crescer como filhos de Deus, tornando-nos corajosos na fé. Foi quando receberam esses dons que os apóstolos se tornaram discípulos valentes e sábios, pregando por todo o mundo e morrendo pelo Mestre.
Por que se chama Crisma ou Confirmação? Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron (óleo)), por causa do seu rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e consolida a graça batismal. O rito essencial da Confirmação é a unção com o sagrado crisma (óleo misturado com balsamo, consagrado pelo bispo), que se faz com a imposição da mão por parte do ministro que pronuncia as palavras sacramentais próprias do rito. No Ocidente, essa unção é feita na fronte do batizado com as palavras: “Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo”. O efeito da Confirmação é a especial efusão do Espírito Santo, como a de Pentecostes. Essa efusão imprime na alma um caráter e produz um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais solidamente a Cristo e a sua Igreja; aumenta na alma os dons do Espírito Santo; dá força especial para testemunhar a fé cristã.
A Confirmação dá-nos uma força especial para testemunhar e glorificar a Deus com toda a nossa vida; torna-nos intimamente conscientes da nossa pertença à Igreja, "Corpo de Cristo", de Quem todos nós somos membros vivos, solidários uns com os outros. Deixando-se orientar pelo Espírito, cada batizado pode oferecer a sua contribuição para a edificação da Igreja, graças aos carismas que Ele infunde, porque "a manifestação do Espírito é dada a cada um, para proveito comum".

"Hoje recebi o Espirito Santo, renovei minha fé em Cristo, me emocionei na hora da unção com oléo, senti que minha vida foi restaurada naquele momento tão lindo..."
(Jucélia Ferreira)

"Eu estava na Santa Missa e pude presenciar o Espirito Santo descer e fluir em cada um dos jovens, eu testemunho um novo Pentecostes em Cabeceiras. Foi uma benção! Eu, apesar de não ser crismando pude sentir o poder do Espirito Santo..."
(Luiz Henrique)



Mais Fotos em nossa pagina no Facebook:
Click e confira!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário